quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

desaforo

19h. Mercado abarrotado, caixa rápido entupido. Atrás do último daquela fila enorme vejo um carrinho meio ali, meio encostado na prateleira.
Cutuco o último moço da fila e pergunto:
-Esse carrinho é seu?
-Não
-Mas tem alguém atrás de você?
-Agora tem. Hehehehe
Tá.
Uns 20 minutos depois, já lá na frente, escuto uma voz longe:
-Quem tirou o meu carrinho do lugar?
Olho para trás e vejo um senhor não tão idoso assim.
-Eu estava na fila já, atrás daquele moço.
O moço é o que está na minha frente, claro.
-Acho incrível como as pessoas não respeitam ninguém. Não olham nem pra frente pra ver que tem um carrinho, que alguém pode estar ali.
Ah, tá! O cara chega no mercado, enfia o carrinho dele na fila, sai fazendo as compras e volta vinte, VINTE minutos depois achando que a fila continua no lugar ou que alguém adivinhou o que ele ia fazer e empurrou o carrinho dele.
-Ninguém se preocupa com ninguém, sabe? É essa selva louca.
Respiro, olho pro cidadão e educadamente solto:
-O carrinho do senhor estava na fila?
-Estava.
-Então pode vir na minha frente.
-Não estou indo na sua frente, mocinha mal educada. Eu ESTAVA na sua frente, queridinha. Não mude as coisas.
Mocinha mal educada? Queridinha? Ahhhh...
-Desculpe, senhor. É que eu não costumo ver carrinhos indo às compras sozinhos.
-Tá, meu bem. Eu vou lá pro final da fila mesmo. Ninguém respeita mais os mais velhos.
-Na verdade, o mercado respeita bastante. Logo ali tem um caixa ESPECIAL para idosos e gestantes, sem fila alguma. O senhor nem precisa ficar aqui meia hora, como todos nós.
Silêncio.
A senhorinha atrás de mim, para quem eu já tinha oferecido o meu lugar na fila, ri:
-Nem todo velho merece o nosso respeito.

A vida é essa grande escola, não é mesmo?

6 comentários:

  1. Olha Nanda, oq posso te dizer é, esse mundo ta virado, as pessoas se aproveitam e ainda acham que errado é quem não faz... na boa, um cara como esse do carrinho é o mesmo que coloca o carro na vaga q vc esta ajeitando pra entrar de ré ou que fura fila na cara dura e, com certeza é dono da frase: "o mundo é dos espertos!", o que me dá ânsia, legal que vc teve paciência e não perdeu a razão, deixou que ele piorasse a situação sozinho... parabéns!

    Everton, que ainda acredita q o mundo tem jeito...

    ResponderExcluir
  2. No trânsito é a mesma coisa.
    No estacionamento é a mesma coisa.
    Na fila do restaurante self service é a mesma coisa...

    São os curitibocas. Pessoas civilizadas. Los porteños del "Brassil".

    Pra você ver que tá péssimo!

    ResponderExcluir
  3. Adoro esses comentários peculiares, tipo "selva louca". Esses dias, depois de uma mini competição e disputa no trânsito, um véio me chamou de "moleca sem vergonha". haha Esses semi-véios não valem nada!

    ResponderExcluir
  4. hahaha, parabéns por ter mantido a calma. Infelizmente respeito é um direito de todos que muitos não fazem por merecer. E ainda te chamar de "queridinha".... Pfff
    Lívia =)

    ResponderExcluir
  5. Boa! curti o blog pacas! vou visistando!

    ResponderExcluir