quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

chororô

7 de janeiro
Eu saindo do trabalho 1 em direção ao trabalho 2 depois de ter almoçado em 20 minutos. Daí você soma o calor infernal, o trânsito caótico, e aquela subida na Brigadeiro Franco, quase esquina com a Manoel Ribas, local ideal pra você ver quem afinal sabe fazer uma rampa. Na dúvida, eu respondo. NINGUÉM.
Daí eu consigo finalmente entrar na porra da rua e tem um monte de homenzinho do Detran e um monte de cone na rua, que davam a entender que não dava pra andar nas 4 pistas, só nas 2 dos cantinhos. Amaldiçoo até a décima quinta geração dos guardinhas e sigo na fila. Agüento uma mulher tentando me vender um bolo de aparência duvidosa, uma senhora vendendo balas, taxista fazendo piadinha quando, lá pra frente, vejo uma criança vestida estranha e um cara com um vestido marrom e um baldinho de praia azul. Olho pro lado e vejo uma faixa enorme “Tradicional benção dos carros feita pelos freis capuchinhos”.
Respiro fundo e penso:
-Já to atrasada mesmo, vamos nos benzer.
Observo o processo: recebe a benção, contribui com dinheirinho, dá tchau. Massa.
Chega a minha vez.
-Oi, frei, boa tarde.
Olhando bem fundo ele pega a minha mão e começa a falar.
-Minha filha, que você tenha muita sabedoria, muita paz de espírito, muita calma...
E o frei ali falando e eu naquele nível de estresse que eu to e a galera ta ligada e daí, ta, eu começo a chorar. Tipo CHORAR, ali, segurando a mão do frei e pedindo pra que afinal eu consiga paz de espírito e sabedoria...
-...e que Deus abençoe este carro e todos os seus passageiros – soltando a minha mão e jogando água benta no carro – e amém.
A situação fica chata, porque o carro da minha frente ainda ta parado e eu to ali, semi chorando, e o frei ali, esperando.
Ele resolve quebrar o silêncio.
-Pra você ver, né, como esse povo ta estressado. Há uns minutos uma moça recebeu a benção, daí sei lá o que aconteceu com ela, ela foi lá e bateu no carro da frente. Assim, sem motivo. Benção funciona de um jeito diferente pra cada um, né?

É, Seu frei. É.

3 comentários: