segunda-feira, 4 de abril de 2011

O fonema Hã

Com 11 anos morando em Curitiba eu quase transfoRmei o R do interioR do Paraná no r curitibano. Apenas 5 meses longe da cidade sorriso e o meu R interiorano voltou com foRça. Mas não faz diferença. Meu sotaque sulista aqui no nordeste vai seR motivo de espanto (e riso) de qualqueR maneira.

Com a Globo colocando seu primeiro time pra uma novela nordestina, lembro do conselho que um sábio amigo me deu logo que cheguei aqui:
"Não tente foRçaR o sotaque noRdestino. Vai ficaR ridículo igual atriz global".
Pra você, amigo
do sul, entender o choque, tem o Murilo Rosa fazendo um gaúcho dos pampas na novela das 6. Ele solta um "feche a poRRRta" no melhor estilo carioca e emenda um tchê. Altamente risível.

Pra mim o segredo do sotaque daqui é o fonema HÃ. É um som coringa, se encaixa em muitas palavras, mas é fácil perceber no V. Ninguém aqui fala "vamos". É "hãmo", em vez de "eu tava" é "eu taha". Ele entra também na emenda do s de um plural com a consoante da palavra seguinte: muitahpalavrahnémehmo?

BONUS TRACK:
Duas das minhas preferidas:
Oxxx, oxente! significa "como assim?"
Bichinho = coitado



Aprenda com a Suzana:
Bichinho du povo du su qui qué falá quinem nói!

Um comentário:

  1. só não entendi porque você batizou o fonema de hã, e não há ou outra coisa... rs

    ResponderExcluir