domingo, 24 de abril de 2011

Dos vocativos

Você está ali de bobeira na rua e alguém te chama. Nas primeiras lembranças as pessoas se referem a mim com: sua mãe tá aonde? Aí vc cresce um pouco e não precisam mais te chamar, criança é bicho curioso e atento. Outro tanto de crescimento, você vira moça. Ô moça, por favor, onde fica essa rua aqui?

Moça, psit, psiu, ei... todas as coisas eu já estava acostumada. Até que um dia um malabarista de sinaleiro me chamou de tia. Tia, tem um trocado? E obviamente não ganhou nada além da minha ira.
Ontem, fatidicamente, o cidadão desconhecido passou a se referir a mim como senhora. "A senhora sabe o caminho do asilo?"


2 comentários:

  1. Eu sou "senhor" há tempos.
    Mas nunca me chamaram de tio. Se bem que agora eu sou tio. HE

    Agora, chamar você de senhora é excesso de educação, só pode.

    ResponderExcluir
  2. "A senhora sabe o caminho do asilo?"

    -Sim, estou quase lá!

    ResponderExcluir