quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Reunião

Se tem uma forma fácil de transformar a eficiência de uma empresa privada em eficiência de empresa pública, é a reunião.
Porque:
- 97,3% das reuniões poderiam ser resolvidas com um email ou dois telefonemas.
- 84,3% poderiam esperar até amanhã, quando todos estarão no trabalho
- 92% das reuniões terminam em coisas pra decidir na próxima reunião

As poucas reuniões que TALVEZ façam algum sentido são as que tem uma pauta e um mediador. A pauta evita que as pessoas discutam coisas sem sentido e o mediador impede que discutam pra sempre - já reparou como as pessoas têm dificuldade pra mudar de ideia?
O mediador tem que ser uma pessoa ansiosa, pra abreviar as discussões e por tudo em votação. No final, se você perdeu, acostume-se. A democracia é assim mesmo.

2 comentários:

  1. Eu já fui em reuniões com 5 áreas diferentes envolvidas. Cada área levou entre 4 a 6 pessoas. Imagine...

    Dá vontade de sair correndo. Tem os que dormem, os que ficam de braços cruzados olhando pro teto, os que ficam interrompendo com perguntas idiotas, os que ficam interrompendo pra concordar, os que ficam interrompendo porque não entenderam, e os que simplesmente discordam de tudo.

    Dá mesmo vontade de sair correndo...

    Sobre a democracia em reuniões, só funciona quando os envolvidos são todos de uma mesma casta. No meu caso, isso geralmente não acontece. Ou seja, o cliente quase sempre razão, mesmo quando ele nem sabe o que quer.

    E ele tá certo. HE

    ResponderExcluir
  2. quero ver fonte pra essas estatísticas hein? haha
    mas concordo total =)
    Lívia

    ResponderExcluir